culinaria category image mae-to-com-fome category image

Receita fácil e deliciosa de Chocolate Quente Cremoso

Para quem não abre mão de uma bebida quentinha no dia a dia e quer fazer algo mais incrementado, essa é a receita ideal. Um chocolate quente cremoso simples, fácil e rápido de fazer em casa, sem precisar usar nenhuma máquina. Em 10 minutos você consegue preparar essa deliciosa bebida para 2 pessoas.

Chocolate quente cremoso

Para fazer o nosso delicioso chocolate quente cremoso precisa de:

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 canela em pau (ou canela em pó a gosto)

Você pode usar leite de caixinha ou leite em pó para conseguir o mesmo resultado. Eu acabo usando sempre pó, pois na minha casa temos o hábito de consumir mais, então é só misturar com água normalmente.

Quem preferir o chocolate mais docinho e seguindo o estilo Europeu de preparo, pode substituir o açúcar por 1/2 xícara de leite condensado.

Ingredientes Chocolate Quente Cremoso

Usei meus medidores e por isso os valores da xícara de chá e colher de sopa ficaram um pouco maiores. Por exemplo, uma xícara de chá basicamente tem 240 ml, o meu medidor tem 255ml. A mesma coisa a colher de sopa. Você pode usar o tamanho padrão da xícara e da colher que dará certo, pois a diferença é bem pequena.

Modo de Fazer Chocolate Quente Cremoso

Nesta receita rápida você irá usar o fogão e o liquidificador. Comece separando os ingredientes que vai precisar. A maioria deles provavelmente vai ter na sua dispensa.

Bata no liquidificador o leite, amido de milho, chocolate em pó, açúcar e canela. Tudo menos o creme de leite.

Chocolate quente cremoso

Depois de bater no liquidificador por alguns minutos, despeje a mistura em uma panela e leve para o fogo baixo, mexendo sempre até obter fervura.

Atenção: Cozinhar é acima de tudo observação. Quando a panela estava no fogo eu achei que a cor do creme estava muito clara, por isso resolvi adicionar mais duas colheres de sopa de Nescau (no total foram 5 colheres). Acredito que se eu usasse um chocolate mais concentrado, aqueles com mais quantidade de cacau, não precisaria disso. Vale tentar fazer das duas formas e experimentar qual a que te agrada mais!

Chocolate quente cremoso

Depois que a mistura começar a ferver, desligue o fogo e adicione na panela uma caixinha de creme de leite (sem soro). Misture bem até formar um creme homogêneo.
Chocolate quente cremoso

O chocolate quente fica com a cremosidade ideal para ser bebido em xícara ou caneca, sem correr o risco de virar um mingau.

Se você usou a canela em pau, se lembre de tirá-la antes de servir. No meu caso, usei canela em pó (apenas uma pitada) para dar um leve gostinho.
Chocolate quente cremoso

O rendimento dessa receita é de até 4 xícaras ou 2 canecas. Eu dividi em pequenas xícaras e o restante em uma caneca.
Chocolate quente cremoso

Ficou uma delícia!

O Chocolate quente fica cremoso na medida certa e com um leve toque de canela. Essa é uma ótima sugestão para o café da manhã ou mesmo um lanchinho. Acompanha muito bem biscoitos doces, salgados, bolos e pães.

Chocolate quente cremoso

Quer incrementar ainda mais o seu chocolate quente? Depois de pronto, você pode adicionar alguns pedaços de marshmallow por cima e esperar ele derreter um pouco. Essa união fica divina! Outra ideia é trocar o achocolatado comum por um que seja 70% cacau. Vai ficar mais forte e concentrado.

Dica: Outra sugestão de chocolate quente cremoso muito boa é usar uma barra de chocolate preto, 4 xícaras de leite e 1 xícara de creme de leite. Basta levar ao fogo médio por alguns minutos e em seguida adicionar o chocolate picadinho, deixar em fogo baixo e mexer até que ele se dissolva completamente. Huuummmm!


POSTS RELACIONADOS:


Deixe seu comentário sobre o assunto