beleza category image

Acupuntura: Minhas primeiras impressões sobre o tratamento

11/02/2017   Por Mari Velloso   Beleza

Desde a adolescência ouço falar sobre acupuntura, a famosa técnica das agulhas. Mas por ser muito medrosa, nunca demonstrei interesse em experimentar, até que recentemente fiquei sabendo de uns tios que tiveram resultados incríveis. Depois disso, foi me dando a maior curiosidade vontade de fazer também.

Meu plano de saúde cobre a acupuntura e como eu estava tendo fortes dores nas costas, tomei a decisão de esquecer o medo de agulhas e marcar uma consulta. O objetivo era que ajudasse a aliviar a dor para que eu pudesse diminuir a ingestão de remédio.

Aí como a demanda é grande, entrei numa lista de espera para conseguir uma vaga. Passou um tempo, eu até já tinha esquecido, até que um dia a secretária me liga dizendo que chegou a minha vez. Resolvi marcar a consulta, sem muita expectativa e nem sentia mais aquela dor nas costas. Mas olha, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito!

Acupuntura

O que é acupuntura, afinal?

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

Sabe quando a gente encontra uma médica maravilhosa? A minha acupunturista é uma dessas pessoas! Na primeira consulta ela esclareceu tudo sobre o tratamento e me explicou que acupuntura é além de usar agulhas, parte de um processo na melhoria dos hábitos diários como alimentação e sono. É você buscar o equilíbrio do organismo como um todo: corpo e mente.

Acupuntura

Tem 3 semanas que estou fazendo acupuntura (uma sessão a cada semana) e tenho me sentido cada vez melhor. O tratamento não serve apenas para aliviar dores, mas também para melhorar questões psicológicas.

Eu andava muito desanimada, sem vontade de fazer NADA e é muito importante ter alguém para escutar, dar bons exemplos e conselhos. Sempre quando saio daqueles 20 minutos de repouso com as agulhinhas pelo corpo, me sinto renovada. É aquele momento de esquecer os problemas, deixar o stress de lado e relaxar. Tem pessoas que até dormem!

Acupuntura dói? Sai sangue?

Como as agulhas são muito finas só dá pra sentir uma leve picadinha. Ela insere a agulha e em seguida dá tipo um apertinho nela, aí nesse momento eu sinto uma picadinha, logo em seguida não sinto mais nada durante os 20 minutos de pausa que fico deitada ouvindo música relaxante.

Acupuntura

Em algumas regiões mais sensíveis (no meu caso o meio do tórax e costas) sinto um certo peso. Além disso a Drª Marisa tem mãos levíssimas e isso é muito importante, pois doer não é a intenção. Sobre sair sangue, as vezes fica um pontinho vermelho no local, daí basta lavar em água corrente com sabonete. Se quiser pode passar merthiolate e só.

Para quem estiver pensando em fazer acupuntura pelo motivo que for, eu digo pra experimentar sim. Encontre um médico que converse, te dê conselhos, seja atencioso e profissional como eu fiz. Você não irá se arrepender!

A minha médica Drª Marisa Peixoto da Silva atende no Center IV na rua Gavião Peixoto, 182, Sala 704 em Icaraí, Niterói.


POSTS RELACIONADOS:


Deixe seu comentário sobre o assunto