saude category image

Jejum intermitente é dieta ou não? Saiba tudo sobre o assunto

22/11/2016   Por Mari Velloso   Saúde

A muito tempo escutamos que a melhor maneira de se alimentar é comer de 3 em 3 horas, não é? Mas este é considerado por muitos um mito do emagrecimento. Para muitas mulheres esse jeito de viver não é nada fácil de alcançar, nem natural de se adquirir e realmente não funciona. Esse hábito depende muito do poder de adaptação do corpo e estilo de vida de cada pessoa.

O que é o jejum intermitente?

Muito tem se falado sobre essa nova estratégia de ficar sem se alimentar por um período de horas. Geralmente um período de 12 a 23 horas do dia sem ingerir alimentos, podendo tomar água, café sem açúcar e chá sem açúcar. No intervalo chamado janela alimentar fica liberado comer alimentos leves para assim conseguir emagrecer. Não adianta ficar em jejum e depois comer alimentos gordurosos, por exemplo. Também é ótimo aliar o exercício físico para conseguir o resultado ideal.

Os benefícios são: acelerar o metabolismo, aumentar a sensibilidade à insulina, regular a pressão arterial e levar a uma otimização hormonal. O jejum também afeta a mente: melhora a concentração e diminui os sintomas da depressão e da ansiedade.

jejum-intermitente-dieta

Jejum intermitente é dieta?

Muitos especialistas estão afirmando que não é uma dieta, mas sim um estilo de vida que ajuda sim a perder peso por estimular o organismo a queimar as reservas de gordura. Não tem como você não perder alguns quilos seguindo o jejum.

Como fazer o jejum intermitente?

O protocolo mais comum de jejum intermitente é não comer durante 16 horas, e comer todas as refeições nas 8 horas restantes. Outro exemplo é fazer jejum durante 20 horas e ingerir todos os alimentos em uma janela de 4 horas. Alguns protocolos indicam parar de comer durante um dia inteiro, e comer só no dia seguinte.

Eu estou aderindo ao jejum intermitente de 16 horas, pulando o café da manhã e tendo 8 horas de janela alimentar para comer. Escolhi fazer isso para perder um quilinhos pela facilidade que tenho, por ser algo que eu já costumava fazer de certa maneira. Tenho o hábito de jejuar desde criança, me alimentando poucas vezes ao dia, muitas vezes pulando o café da manhã. Sabe aquelas crianças difíceis de se alimentar? Eu era uma. Mas isso tudo é muito relativo, depende de vários fatores, como inclusive o horário de acordar. Herdei esse hábito de ficar horas sem me alimentar do meu pai, eu e ele sentimos pouca fome, mas quando comemos, comemos bem.

jejum-intermitente-o-que-e

Comer ou não comer o café da manhã?

Existe muita informação contraditória sobre o número de refeições ideais para otimizar a saúde e o emagrecimento. O jejum intermitente é uma forma prática de restrição calórica, pois não é necessário contar calorias e pensar na dieta todo o dia.

Jejum intermitente x jejum

O que muda nessa situação é o que comer quando comemos, ou seja, não adianta fazer um jejum e comer comida calórica depois, é necessário comer com qualidade e na quantidade certa. O objetivo é sim dar uma emagrecida de uma maneira diferente, sem ficar escrava do relógio e de comer de 3 em 3 horas (para mim não funciona de jeito nenhum). Em muitas culturas já é comum realizar jejuns por diversos motivos, como os religiosos, só que a novidade mesmo é aliar aos exercícios físicos e uma dieta equilibrada para conseguir perder gordura corporal com saúde.

Como se adaptar?

Muitas mulheres relatam que depois da segunda semana já conseguem se adaptar ao jejum intermitente, mesmo realizando atividades físicas enquanto está sem comer nada. Eu, por exemplo, tenho pressão baixa e acredito que neste caso não é muito indicado, por isso não arrisco ficar na academia malhando em jejum. Prefiro fazer atividades físicas estando alimentada nem que seja com suco e alimentos leves (frutas).

Mas não é todo mundo que pode fazer o jejum intermitente. Grávidas devem evitar, pessoas com histórico de problemas alimentares e quem tem casos de hipoglicemia. Consulte seu nutricionista antes de começar qualquer tipo de dieta.

Comente deixando sua opinião sobre o jejum intermitente que está cada vez ganhando mais participantes.


POSTS RELACIONADOS:


Deixe seu comentário sobre o assunto