cultura category image viagem category image

Exposição A cor do Brasil no Museu de Arte do Rio

19/11/2016   Por Mari Velloso   Cultura, Turismo

Desde que a Praça Mauá foi revitalizada e o Museu do Amanhã construído que eu tinha vontade de ir fazer um passeio por lá. Até que minha irmã veio ao Rio nos visitar e aproveitamos para conhecer a região juntas pela primeira vez.

O Museu Museu de Arte do Rio (MAR) fica ali mesmo na Praça Mauá. Quem quiser fazer um passeio pelo centro pode pegar o VLT e descer na Parada dos Museus em frente. O prédio do museu conta com uma arquitetura contemporânea de encher os olhos. Lá no topo tem uma estrutura que parece as ondas do oceano, muito diferente.

museu-de-arte-do-rio-01

Nos fomos na terça feira quando a entrada é de graça, apenas ficamos numa pequena fila da bilheteria para pegar um cartãozinho que é usado para passar nas máquinas e conseguir acesso pelas roletas. Logo ao lado da bilheteria, tem um guarda volumes onde é necessário deixar bolsas, mochilas e sacolas. Ainda bem que pode entrar no museu com celular para tirar fotos.

Eu e minha mana estávamos empolgadas! Fomos direto para a cobertura ver a paisagem lá de cima.
museu-de-arte-do-rio-05

Neste dia ainda não tinha chegado a exposição A Cor do Brasil que a gente queria muito ver, então fiz questão de voltar outro dia para conferir de perto as obras de vários artistas famosos como Portinari e Tarsila do Amaral.

A mostra reúne mais de 300 peças, vindas da Argentina, do México e de outras 12 instituições espalhadas pelo Brasil, que cederam parte de seus acervos para a montagem da mais completa antologia da cor já apresentada na cidade do Rio de Janeiro.

museu-de-arte-do-rio-02

Tarsila do Amaral é considerada a primeira dama do modernismo nacional e autora de Abaporu (1928) e Antropofagia (1929), pinturas mundialmente conhecidas que retornam à cidade pela primeira vez desde o começo do século XX. Também temos a oportunidade de apreciar o elogio da beleza nas cores de Eliseu Visconti e Beatriz Milhazes.

museu-de-arte-do-rio-04

O Museu MAR ainda conta com outras exposições, como a “Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências”. Eu gostei bastante dessa exposição, que reúne aproximadamente 350 peças – entre obras de arte, iconografia, documentos, vestuário e mobiliário, além de itens de botânica, zoologia e mineralogia. Vale visitar!

museu-de-arte-do-rio-03

Depois seguimos para a exposição “Linguagens do corpo carioca [a vertigem do Rio]” focada na típica população do do Rio de Janeiro, cheia de experiência sensorial. Deitamos nos pufes brancos jogados pelo chão e ficamos descansando um pouco. Essa não está mais em cartaz.

No final do passeio demos uma passada na lojinha e na lanchonete para fazer um lanche. Lá na cobertra do MAR também tem um restaurante que parece ser bastante interessante, uma boa pedida para uma próxima oportunidade.

Para turistas e moradores da cidade maravilhosa, vale a pena tirar um dia para visitar a praça Mauá e seus museus. É um passeio cultural para toda família! O pôr do sol dali é lindo demais, vale ficar até o entardecer para ver e tirar altas fotos.

Museu MAR

Horários: terça a domingo de 10h às 17h
Preço do ingresso: R$ 20,00 (geral) / meia-entrada (R$ 10,00) / terça feira é grátis para todos


POSTS RELACIONADOS:


Deixe seu comentário sobre o assunto